26 de junho de 2016

Contos: Vitória Régia


Há muito tempo, havia em uma aldeia indígena, uma guerreira de nome Naiá, que se apaixonou pela lua, o deus Jaci, que todas as noites ao se esconder atrás das montanhas, descia até à terra e levava consigo jovens moças transformando as em estrelas para se tornarem suas esposas.

Enfeitiçada com a beleza do deus da noite, Naiá não deu ouvidos aos anciãos da tribo que avisavam:


"Após ser escolhida por Jaci, você perderá o seu corpo físico se tornando apenas luz"

Ela passava todas as noites admirando a lua no céu, e procurando pelo deus nas montanhas quando a lua se escondia, muitas vezes ficando sem comer ou beber. Conforme os dias se passavam a jovem ficava cada vez mais fraca, apesar de muitos guerreiros pedirem Naiá em casamento, ela só tinha olhos para Jaci, e mesmo doente, ela escapava todas as noites para admirar a lua.

Uma noite Naiá acabou por desmaiar perto de um lago, ao abrir os olhos a jovem quase não acreditou quanto viu o reflexo da lua nas águas, acreditando ser o próprio deus da lua, a jovem se jogou no lago e acabou morrendo afogada.

Ao ver o sacrifício de Naiá, Jaci resolveu transforma-lá em um tipo diferente de estrela, uma que brilhava sobre as águas, a Vitória-Régia, uma flor perfumada de pétalas brancas que se abre durante a noite e se torna rosada durante a manhã.

Fontes:
http://brasilescola.uol.com.br/folclore/vitoria-regia.htm
http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2014/04/jaci.html
http://jardimbotanicorj.blogspot.com.br/2010/09/lenda-da-vitoria-regia.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lenda_da_vit%C3%B3ria-r%C3%A9gia

Nenhum comentário:

Postar um comentário