24 de maio de 2016

Plantas: Amor perfeito

Também conhecida como erva da trindade, diz a lenda que quando a ninfa Io virou uma vaca, Zeus passou a cultivar flores de amor perfeito para que sua amante não comesse apenas grama e ervas.
Para mim elas lembram asas de borboletas, como se uma borboleta tivesse pousado sobre a flor e ficado ali.


Cultivo:
Após o plantio, suas sementes costumam germinar de 17 a 21 chegando à floração total em cerca de três meses, são plantas que florescem mais facilmente em regiões fria, nos locais mais quentes do Brasil sua floração acontece geralmente entre o outono e a primavera, por isso a melhor época para o seu plantio é no final do verão.

Basicamente essa flor precisa de um solo rico em matéria orgânica com regas regulares apenas para evitar que o solo seque completamente e no minimo 4 horas de luz solar diária, dando preferencia para a meia sombra.

Medicinal:
O chá de amor perfeito é usado para melhorar a circulação sanguínea, e por possuir vitamina C também é usado para combater e prevenir a gripe. Sua pomada auxilia a cicatrização, evitando manchas e marcas.

Apenas tome cuidado para não abusar do chá, já que essa planta também é diurética e laxativa, podendo também causar enxaquecas se consumida em excesso.

A pomada pode ser feita à partir do chá de amor perfeito, adicionando duas colheres de mel, duas colheres de chá de óleo de erva-de-São-Jorge e quatro colheres de chá de óleo de calêndula, misturando até obter uma consistência de pomada

Culinário:
O amor perfeito possui um sabor adocicado levemente picante, o tornando um delicado ingrediente para saladas, doces e tortas. Apesar disso, o amor perfeito assim como outras flores comestíveis tem uma função mais decorativa nos pratos.

Salada de frutas com amor perfeito
Ingredientes:
1 cacho de uvas verdes
1 mamão papaia
2 laranjas
2 bananas nanicas
2 maçãs
1 xícara de licor de sua preferência
1 punhado de flores de amor perfeito

Modo de preparo:
Lave as usas, corte o mamão e cubos e as laranjas em gomos retirando as sementes e a casca, corte a banana em rodelas, misturando todas as frutas em uma tigela funda, regue com o licor e decore com as flores.

Magia:
Antigamente quando amantes precisavam se afastar por tempo indeterminado, ele trocavam a flor do amor perfeito entre si, como uma promessa de que o romante deles nunca cairia no esquecimento, por isso essa flor também era relacionada com recordações amorosas.

Antigamente na Inglaterra, se acreditava que essa flor poderia ser usada para fazer poções do amor, pingar essa poção nos olhos de uma pessoa adormecida faria com que ela se apaixonasse pela primeira pessoa que visse ao abrir os olhos.
Apesar do nome essa erva é regida por saturno, podendo ser usada em feitiços de amor, purificação e limpeza

Fontes:
http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/A62amor_perfeito.htm
http://jardimdaterra.blogspot.com.br/2013/02/amor-perfeitoviola.html
http://chabeneficios.com.br/cha-de-amor-perfeito-veja-seus-poderes/
http://blog.giulianaflores.com.br/arranjos-e-flores/conheca-as-caracteristicas-origem-e-muito-mais-do-amor-perfeito/
http://www.significados.com.br/flor-amor-perfeito/
http://www.jardimdeflores.com.br/DICAS/A46receitascomflores.htm
http://sonhosdeflora.blogspot.com.br/2011/04/amor-perfeito.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário