29 de maio de 2016

Contos: Minotauro

O nome minotauro significaria algo como touro filho de Minos, ou touro de Minos, e Minos por sua vez era o rei da ilha Creta. Para se tornar rei, Minos pediu a ajuda de Poseidon, o deus dos mares, Poseidon concordou, mas quando Minos assumisse o trono, o mar enviaria um touro belo e branco como a neve, e que deveria ser sacrificado em honra ao deus como agradecimento.

Minos ficou com receio de sacrificar tal belo animal, e resolveu passar a perna no deus sacrificando um touro qualquer. Como forma de castigo Afrodite fez com que a rainha Parsífae, esposa de Minos, se apaixonasse pelo touro, a rainha pediu que o artesão Dédalo construísse uma vaca de madeira oca, de modo que ela pudesse entrar dentro e copular com o touro.

Dessa união nasceu o minotauro, que por ter sido gerado de uma união não natural, não tinha uma fonte natural de alimento, passando a devorar carne humana. Sem coragem para matar a besta Minos ordenou que Dédalo construísse um labirinto para prender a besta.

Na época, Atenas havia perdido uma guerra contra Creta, por causa disso, Minos exigiu que uma vez por ano Atenas enviaria sete rapazes e sete moças para serem devorados pelo monstro. Alguns anos se passaram até que chegou a vez de Teseu, filho do rei de Atenas, ser sacrificado, o jovem herói planejava matar o monstro dessa forma acabando com os sacrifícios, preocupado com a segurança de seu filho, o rei Egeu pediu:

"Caso você consiga matar o Monstro, troque a vela do barco por uma vela branca, assim saberei que está vivo"

Ao chegar na ilha, Ariadne, filha de Minos, se apaixonou imediatamente por Teseu, entregando-lhe uma espada magica capaz de matar o Minotauro, e um novelo de lã para que pudesse encontrar a saída do labirinto. Após vencer o Minotauro e fugir de Creta com Ariadne, em algumas versões Teseu leva o irmão de Ariadne como refém, o esquartejando e jogando os seus pedaços ao mar para que Minos recolhesse.

Furioso com tudo que aconteceu, Minos resolve culpar o artesão Dédalo, prendendo ele e seu filho Ícaro no labirinto. Por Dédalo ser um talentoso artesão, ele construiu dois pares de asas feitas de cera e penas amarradas para poder escapar do labirinto, ele alertou o seu filho para não voar próximo do sol ou a cera derreteria, Ícaro maravilhado com a beleza do céu voou cada vez mais alto até que suas asas derreteram por causa do calor do sol, fazendo com que Ícaro caísse no mar.

Antes de voltar para Atenas, Teseu e Ariadne teriam aportado na Ilha de Naxos para passar a noite, mas na manhã seguinte Ariadne acordou sozinha vendo o barco de Teseu partir. Sentindo-se culpado por ter abandonado a esposa na ilha, o herói acabou por se esquecer de trocar a vela do barco antes de chegar em Atenas. Egeu, acreditando que seu filho está morto, entra em desespero e comete suicídio se jogando no mar que leva o seu nome, o mar Egeu.

Fontes:
http://www.infoescola.com/mitologia-grega/minotauro/
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/minotauro.htm
http://eventosmitologiagrega.blogspot.com.br/2011/03/dedalo-e-icaro-os-limites-para-sonhar.html
http://www.mitologia.templodeapolo.net/seres_ver.asp?Cod_ser=86&value=Teseu&mit=Mitologia%20Grega&esp=Her%C3%B3i

Nenhum comentário:

Postar um comentário