19 de maio de 2016

Amuletos: Insetos

Eu havia feito há algum tempo atrás um post sobre amuletos em forma de animais mas eu resolvi aprofundar melhor o conteúdo, nessa primeira parte focando em amuletos na forma de insetos, acho curioso o fato de que alguns insetos nós simplesmente evitamos matar, seja porque eles controlam pragas, ou porque eles simbolizam algo de bom.
Um exemplo disso é como nós sentimos desconfortáveis com uma abelha voando perto do nosso rosto sendo que não queremos machucar ela, ou que ela nos pique, diferente de moscas e mosquitos que acertamos quase sem hesitar.


Aranha:
Usada em situações de dificuldade financeira, equilibrando o comercio e os gastos residenciais, alem de afastar olhares invejosos e estimular a fé e a esperança em momentos de crise.
Os materiais mais indicados para esse amuleto são metais e pedras, costuma ser relacionada à orixá, Oxum.
Sua teia porém tem significados mais profundos, por ter uma aparência delicada, as teias são associadas à fragilidade, e por terem sido fabricadas pela própria aranha, a teia poderia representar uma expansão da sua alma.
Na idade média, as teias de aranha eram vistas como purificadoras de ar, algumas superstições contam que se você encontrar uma teia de aranha abandonada, deve envolve-la em um papel de seda amarelo, isso fará com que nunca falte nada na sua casa.

Abelha:
Simbolo de trabalho duro, ordem e cooperação, traz competência no trabalho, concentração, eloquência, obediência e respeito.
Para que seu filho se torne um bom aluno, alguns pais oferecem axé para Xangô e Euá e penduram um pingente de abelha no seu pescoço .
Antigamente ela simbolizava a alma purificada pelo fogo e nutrida com mel, no Egito, se acreditava que as abelhas eram lagrimas do deus sol Rá.


Escaravelho:
Simbolo de sabedoria, saúde e longevidade. Os egípcios costumavam relacionar o movimento de um escaravelho rolando uma bola de esterco, com o movimento que o sol fazia pelo céu durante o dia. E pelos filhotes do besouro saírem de dentro da bola de esterco, isso também era interpretado como uma forma de renovação e renascimento.
Se acreditava que ele protegeria o faraó de maus espíritos, alem de poder dar uma ajuda na hora da pesagem do coração na vida após a morte, por isso o escaravelho costumava ser colocado no peito das múmias, onde estaria o coração.

Borboleta:
Bom relacionamento conjugal e domestico, sendo usada também para liberar energias ruins, por causa da metamorfose da lagarta, a borboleta também simboliza transformação e crescimento pessoal, e a suas asas simétricas representam harmonia.


Joaninha:
Em algumas culturas, quando duas pessoas veem uma joaninha ao mesmo tempo, elas irão se apaixonar, e se por acaso uma joaninha pousar na sua mão ou em você, deve-se fazer um pedido quanto mais tempo ela ficar em cima de você, maiores são as chances do seu desejo se realizar.

Cigarra:
Em Provença, na França, os habitantes locais acreditam que o canto da cigarra atrai prosperidade, sorte e felicidade, muitas vezes pendurando uma cigarra de porcelana ou cerâmica na porta das casas.
Já na China antiga, cigarras de jade eram colocadas nas sepulturas das pessoas pois se acreditava que isso traria felicidade aos mortos, por ter uma vida relativamente longa, as cigarras também são símbolos de de vida longa ou imortalidade, além de ser usada para aumentar a fertilidade de um casal, ou para proteger o usuário contra pessoas com más intenções.

Fontes:
https://www.facebook.com/1420067404923722/photos/a.1420068331590296.1073741827.1420067404923722/1420071364923326/?type=3&theater
http://www.heartjoia.com/3055-amuletos-sorte-origem
http://sortegoodluck.blogspot.com.br/2013/01/talismas-e-amuletos-da-sorte.html
http://horoscopovirtual.uol.com.br/artigos/os-amuletos-de-cada-signo
http://pt.aliexpress.com/store/product/Fengshui-Cicada-Figurine-Feng-Shui-Luck-Protect-Amulet/514662_640305483.html
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751300616-colar-gargantilha-de-aranha-em-pentagrama-amuleto-wicca-_JM
http://www.espiritualismo.info/mitologia_egipcia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário