14 de fevereiro de 2016

Mitologia: Dragões Orientais

Como semana retrasada eu tinha feito um post sobre dragões focando em lendas europeias, por isso essa semana eu resolvi escrever sobre dragões orientais.


Origem:
De acordo com a mitologia chinesa o dragão oriental foi um dos quatro animais convocados pelo deus criador Pan ku para a criação do mundo, sendo usado para simbolizar sabedoria. Ele costuma ser relacionado com a água, com o yang e a energia masculina, em contraste com o Fenghuang, a fênix chinesa, ligada ao fogo, ao yin e a energia feminina.


Características:
Ele costuma apresentar características de vários tipos de animais, o corpo de uma serpente, escamas e bigode de carpa, cabeça de camelo, chifres de servo, olhos de lebre, orelhas de touro, pescoço de iguana, barriga de sapo, patas de tigre, garras de águia e uma juba de leão que chega a cobrir até uma parte das patas dianteiras.
Dizem que da para dizer a origem de um dragão de acordo com o numero de garras que ele tem nas patas, um dragão chines costuma ter cinco garras, um dragão japonês costumar ter três, já um dragão com quatro garras pode ser chinês, indonésio ou coreano.


Hábitos:
Dragões orientais, são criaturas benevolentes sendo muitas vezes ligados à divindades e à chuva, insultar um dragão pode resultar em grandes tormentas e enchentes. Eles também costumam carregar uma pérola de onde retiram os seus poderes ou usam para chegar aos céus.
Antes de se tornar adulto, um dragão passa 3000 anos preso em uma serpente de pedra chamada de "ovo da serpente", depois ele deve passar 1000 anos no fundo do mar, 1000 anos nas montanhas e mais 1000 anos vivendo entre os humanos a fim de ser considerado um dragão real.


Fraquezas:
Diferente de seu primos europeus, dragões do oriente dificilmente são mortos por lanças ou espadas, eles costumam ser ligados á algum elemento da natureza, geralmente água. Para matar um dragão de fogo você deveria leva-lo até um rio, ou para derrotar um dragão do rio atrai-lo para a terra pode enfraquece-lo ou torna-lo mais lento.







Fontes:
http://pausaparaumcafe.com.br/trolandod20em20-criaturas-e-mitos-dragoes-por-mateus-oliveira/
http://grimoriodaluna.blogspot.com.br/2012/07/poderes-e-simbolos-diferentes-visoes.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Drag%C3%A3o_chin%C3%AAs
http://www.revolucaointerior.com.br/mitologia/o-simbolismo-do-dragao/attachment/dragao-chines/
https://espacokawa.wordpress.com/contribuicoes/praticas-esportivas/kung-fu/origem/dragao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário