17 de janeiro de 2016

Mitologia: Unicornios

Símbolo de pureza e força, o unicórnio também pode ser chamado de licorne, seu nome significa um chifre, obviamente. Ele possui a imagem de um animal majestoso e puro.

Origem:
O unicórnio foi citado pela primeira vez por um medico grego, Ctesias, 400 anos antes de Cristo, o relato teve como base historias que o medico ouviu durante uma viagem à Percia. Diferente a imagem dos dias de hoje o unicórnio era descrito como um animal hostil que emitia ruídos graves.

Características:
Algumas versões da lenda contam que ele teria características de vários animais diferentes como a cauda de um leão, pernas de antílope, uma barba de bode, corpo de cavalo e um chifre em espiral na testa, sua pelagem seria branca e seus olhos seriam azuis. O chifre em sua testa teria cerca de 45 cm de comprimento, com uma base branca se tornado preta e passando para vermelho escuro na ponta.

Hábitos:
Em situações de perigo ou quando está se concentrando, seu chifre pode apresentar um leve brilho, mesmo assim o chifre de um unicórnio permanece invisível na maior parte do tempo, isso faz com que ele se passe por um cavalo normal. Tem o costume de se aproximar mais facilmente de donzelas puras, chegando até a adormecer em seu colo.

No chifre residia toda a historia do unicórnio, inclusive seus pensamentos. Dizem as lendas que ele possui poderes mágicos, sendo um talismã poderoso, mas que só pode ser usado pelo próprio unicórnio, perdendo a magia nas mãos de outra pessoa. Isso não evitou de que as pessoas vendessem presas de narvais como sendo chifres de unicórnio, prometendo que curariam picadas venenosas, epilepsia, perda de memoria e outras doenças

Fraquezas:
Talvez a sua ingenuidade seja o maior ponto fraco, já que ele costuma se aproximar de jovens virgens e adormecer se tornando vulnerável a caçadores, que venderiam o chifre como uma espécie de medicamento ou artefato magico.

Fontes:
http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2012/12/unicornio.html
http://www.anjosnet.com.br/unicornios/
http://www.infoescola.com/mitologia/unicornio/
http://www.arteeblog.com/2014/11/unicornio-um-ser-magico-na-arte.html
http://www.myangelcardreadings.com/unicorns.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário