30 de outubro de 2015

Feitiços Dia das bruxas, Samhain ou Beltane?

Amanhã é dia 31 de outubro, dias das bruxas, mas é curioso no hemisfério norte essa data seria equivalente ao Samhain, representando a morte do deus, o fim da colheita e a época em que o véu que separa o mundo dos vivos e dos mortos se torna quase inexistente.

Mas aqui no Brasil é primavera (na verdade aqui em São Paulo temos todas as estações do ano dentro de uma semana... algumas vezes dentro de um dia), e a festa comemorada entre a primavera e o inicio do verão é Beltane, o casamento dos deuses, época de celebrar a fertilidade e a paixão dos deuses, as pessoas costumam acender fogueira, erguer um mastro de fitas para ser trançado e pedir uma colheita farta aos deuses.

Apesar de tudo essa é uma das festas que eu menos gosto, é muito parecido com festas em homenagem a Baco, o deus do vinho onde as pessoas se embebedavam e as crianças geradas nessas festas eram consideradas especiais, ou filhas de deuses, se tornando sacerdotes ou magos.

Tirando todo o simbolismo e a parte romântica, não parece muito diferente do carnaval, ou algumas balada... Tipo, você dança, canta, bebe e se diverte, tipo uma noite de liberdade para enlouquecer. Eu sei que o festival é voltado para o amor e a paixão, mas a minha visão de amor é um pouco diferente.

Nesse dias as mulheres costumam usar uma coroa de flores e no final usar como oferenda para honrar o casamento dos deuses assim como saquinhos de pétalas de flores ou colares de contas.

Eu queria ter feito um post assustador de Halloween, mas não consegui pensar em nada interessante para colocar  nenhuma historia ou lugar para conhecer, isso me lembra que ontem eu fui numa exposição de arte, ComCiência no Cetro Cultural Banco do Brasil, de Patricia Piccinini, , as esculturas eram muito realistas, eu não tenho como fazer um post sobre a exposição agora, vai ter que ficar para a proxima

Fontes:
http://www.oldreligion.com.br/novo/conteudo/index.asp?Qs_idConteudo=213

Nenhum comentário:

Postar um comentário