6 de setembro de 2015

Mitologia: Matinta Pereira


Uma velha vestida de preto com o poder de se transformar em pássaros e causar doenças, uma bruxa brasileira de canto melancólico.

Origem
Seu nome significa "O Pequeno que vive nas Ruínas", os índios Tupinambás acreditavam que a Matinta trazia mensagem do alem, mensagens de pessoas que já haviam partido. A lenda pode ter se originado com o pássaro Tapera naevia, que possui um canto melancólico que ecoa de modo que não se pode localizar o passaro.


Características
Geralmente representada como uma velha vestida de preto com o rosto escondido, mas ela também pode se transformar em uma ave de assobio assustador que ecoa pela mata de forma que ninguém descubra de que lado vem. Alguns até chegam a dizer que ela é uma das formas do Saci Pererê, apesar de que eu discordo, a Matinta parece muito pior do que o saci.


Hábitos
Ela aparece em povoados e vila em noites sem lua, ela pode causar dor e deixar pessoas doentes através de feitiços. Para descobrir quem ela é, assim que ouvir o seu assobio você deve gritar para a ave: "venha me visitar amanhã, lhe darei fumo" ou então "Velha tomar café da manhã comigo", a primeira pessoa que aparecer no dia seguinte, é a Matinta Pereira.

Quando está prestes a morrer ela irá perguntar: "Quem quer?" Se alguém responder, estará condenado a ser a próxima Matinta pelo resto de sua vida

Fraquezas
No dia seguinte, depois de fazer o convite a Matinta irá visita-lo pedindo fumo, é aconselhável você dar, assim como um pouco de tabaco e um pouco de comida, se ela ficar satisfeita, irá embora sem problemas, caso contrario ela tentará entrar na sua casa e provavelmente irá te amaldiçoar.

Existem também formas de desencanta-la, basta fincar uma tesoura virgem no chão e colocar ao seu redor um terço ou uma chave, se a Matinta passar por ali ficará presa no chão.

Fontes:
http://sitededicas.ne10.uol.com.br/folk_matinta.htm
http://tabernadofauno.blogspot.com.br/2014/12/a-lenda-de-matinta-pereira.html
https://misteriossemexplicacao.wordpress.com/tag/matinta-perera/
http://www.ecoregistros.org/site/imagen.php?id=10165

Nenhum comentário:

Postar um comentário