27 de setembro de 2015

Mitologia: Bruxas

Eu havia feito esse post há um bom tempo atras e resolvi refazer, apesar de tudo eu meio que queria focar esse post na lenda em torno das bruxas e não em bruxas reais.

Origem
Algumas lendas contam que bruxas nascem quando uma família tem sete irmãs, tanto a primogênita quanto a caçula podem se tornar bruxas, para se quebrar a maldição a mais nova deve ser batizada pela mais velha, ou então a criança deve receber um nome masculino, caso contrario ao completar sete anos a menina irá virar uma borboleta e sugará sangue de bebês não batizados

Características:
Algumas tem o poder de se transformar em mariposas, corujas, gatos e até de ficar invisível, podendo assim entrar com facilidade na casa das pessoas.

Costuma ter a aparência de uma velha muito feia, com nariz e queixo pontudos, com algumas verrugas, possui uma risada estridente de gelar o sangue

Hábitos:
Elas saem em noites de sexta feira, no caso da maldição das irmãs, a bruxa irá voltar ao normal quando o galo cantar.

Dizem que quando ela vira uma mariposa preta ou uma mosca, pode entrar pela janela das casas onde costuma beber o sangue de crianças não batizadas com sete dias de vida. Outras bruxas gostam de sequestrar crianças desobedientes, de modo parecido com a lenda do bicho papão.

Fraquezas:
Para evitar uma bruxa você deve riscar na sua porta, uma estrela de seis pontas formada por dois triângulos que seria o sinal de Salomão, ou então uma estrela de cinco pontas (que eu tenho quase certeza de que seve estar com a ponta virada para cima).

Para derrota-la você deve cortar o ar em volta do berço da criança vitima da bruxa com uma foice molhada em água benta ou uma faca, da meia noite até o primeiro cantar de galo isso irá fazer com que ela perca seus poderes e volte a forma humana.
Outro método é colocar uma tesoura aberta formando uma cruz embaixo do berço como simbolo de proteção.

Fontes:
http://sitededicas.ne10.uol.com.br/folk_bruxa.htm
Livro: O mais legal do folclore, Luciana Garcia, Editora Caramelo
https://winchesterhome.wordpress.com/2011/06/24/lendas-de-supernatural-bruxa/

Um comentário:

  1. Oie Lovely vc poderia postar mais anotações de seu caderninho?

    ResponderExcluir