20 de setembro de 2015

Mitologia: Bicho Papão

Há uns anos atras eu estava desenhando com os meus amigos, e eu sugeri desenhar um bicho papão, mas especificamente desenhar um monstros que representasse os nossos medos, o meu acabou se tornando algo que eu descreveria como um esqueleto com costelas em forma de patas de barata que prendia a sua vitima (a ideia de estar presa dentro da caixa torácica de patas de barata é algo perturbador). De qualquer forma esse foi o tema que escolhi para falar hoje

Origem:
Essa é uma das mais conhecidas lendas usadas para assustar crianças mal educadas, cada lugar tem a sua versão da historia, antigamente os muçulmanos usavam a figura do rei Ricardo Coração de Leão como um bicho papão que escravizava crianças que não se comportassem. Nos países baixo ele recebe o nome de Zwart Piet, algo como Pedro negro, e jogaria as crianças no mar negro ou as levaria para a Espanha (Eu gostaria de ir para a Espanha).

Caracteristicas:
Na Espanha ele é descrito como um monstro grande de olhos flamejantes, estomago de forno e uma boca enorme, as vezes ele é descrito como tendo uma pele verde cheia de verrugas e unhas compridas e afiadas. Mas por ser uma criatura sem aparecia completamente definida, costuma-se sugerir que ele possa mudar de forma

Habitos:
Costuma se esconder em armários, embaixo da cama ou em outros lugares escuros para assustar e quem sabe sequestrar crianças mal-educadas, alguns aparecem apenas em noites sem lua, mas ele sempre vem em casa com crianças mal-criadas.
Não se sabe ao certo o que ele faz com as crianças sequestradas, alguns dizem que ele as usa para fazer sabão, outros que ele as espanca com uma vara, mas o mais comum é ouvir que elas são devoradas.
Ah sim alguns bichos papões por serem extremamente feios, gostam de devorar crianças bonitas (Como se fosse mudar alguma coisa)

Fraquezas:
Dizem que uma canção pode espanta-lo, mas eu não confiaria muito nisso:
Bicho papão
De cima do telhado
Deixa o meu menino (ou nome da criança)
Dormir sossegado.

Vai-te papão
Vai-te embora do telhado
Deixa o meu menino
Dormir sossegado.
Existe uma especie de bicho papão chamado Tutu que para afasta-lo você deve bater o pé e gritar: "Xô, Tutu"
(Se quer saber, quando eu era pequena eu costumava me esconder embaixo do cobertor, por incrível que pareça dava certo, até hoje nunca fui atacada por um monstro)

Fontes:
http://www.brasilescola.com/folclore/bichopapao.htm
http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/papao/
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_bicho_papao.htm
https://livredaregra.wordpress.com/2012/08/25/quem-e-o-bicho-papao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário