16 de agosto de 2015

Mitologia: Iara

Em cada região do mundo existe alguma lenda que retrata os perigos dos rios e lagos, kelpies, kappas, monstros dos lagos e aqui no Brasil temos a famosa Iara, a mãe d'água

Semelhante a uma índia de cabelos negros, pele morena e de olhos castanhos, a unica diferença é que ela é metade peixe, como uma sereia, ela costuma se banhar nos rios enquanto canta, admirando o seu reflexo e penteando seus cabelos com um pente dourado.

Os homens que escutam o seu canto não conseguem resistir e vão para o fundo do rio de onde nunca mais voltam, e os que conseguem escapar acabam por ficar loucos por causa do feitiço, para se livrar do encantamento só através de um ritual feito por um pajé.


Dizem que antigamente ela era um índia guerreira, muito elogiada pelo pai, o que causava inveja em seus irmãos. Uma noite eles resolveram mata-lá, mas a jovem se defendeu matando os irmãos, seu pai furioso a jogou no rio Solimões (Bem no ponto que ele se torna o rio Amazonas), ela então foi salva pelos peixes do rio e transformada em uma sereia.

Outra origem seria que a lenda é uma variação do conto do Ipupiara, um monstro marinho devorador de homens (Em São Vicente tem uma estatua dele no parque do Ipupiara)

Assim como o Curupira, a Iara pode sequestrar crianças e mante-las por sete anos enquanto elas aprendem a fazer remédios e estudam magia e plantas.

Comentários da Lovely:
Apesar de tudo essa lenda tem grande influencia europeia, lendas de mulheres metade peixe com voz encantadora costuma lembrar muito de sereias gregas (Tá, eu sei que sereias gregas tem asas e não cauda, mas deixa quieto).

As lendas indígenas geralmente retratavam cobras gigantes monstros grotescos. Quando eu comecei a pesquisar sobre essa lenda eu achava que a cauda de sereia tivesse sido colocado na historia e que a verdadeira Iara fosse uma mulher com pernas normais mas que vivia nos rios e afogava os homens que se apaixonavam por ela.

Mas devo admitir a historia dela não lembra um enredo de filme de terror? Ela tinha uma vida ótima até que algumas pessoas resolvem matar ela por inveja, ela acaba matando essas pessoas por pura deseja e mesmo assim é punida por isso, e jogada na água (tão entendendo onde eu quero chegar?), depois disso é quase como se o espirito dela quisesse vingança contra o mundo, matando qualquer um que se aproxime seja ele uma pessoa boa ou não, E ah sim, ela também tem cabelos negros e compridos

Fontes:
http://www.brasilescola.com/folclore/iara.htm
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_iara.htm
http://sitededicas.ne10.uol.com.br/folk_iara.htm
http://www.estudokids.com.br/lenda-da-iara/
http://lendasfolcloricas.blogspot.com.br/p/iara.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário