30 de agosto de 2015

Mitologia: Boitatá

Uma cobra de fogo com grandes olhos brilhantes, que ataca pessoas que causem incêndios nas florestas ironicamente queimando-as até a morte.

Origem
Seu nome significa cobra de fogo, apesar de também ser chamado de fogo que corre, Uma lenda comum no nordeste e no norte do pais.

Há varias historias sobre a origem dessa criatura, uma delas possui mais influencia biblica diz que depois do diluvio,  as cobras começaram a rir, pois varios animais haviam morrido e por causa disso havia bastante comida (Tipo os abutres da era do gelo... Um rango legal...), deus irritado com essa atitude, fez com que suas barrigas pegassem fogo por dentro as iluminando.

Outra lenda conta que o motivo do brilho é que essa cobra gosta de devorar olhos, e os olhos, principalmente olhos de pessoa mortas, possuem a ultima luz que essa pessoa viu, depois de devorar tantos olhos a cobra começou a brilhar

Características
É uma cobra gigante de fogo, ela pode lançar chamas pela boca , o fogo dela é magico por causa disso não queima as florestas e nem se apaga quando a cobra entra na água.

Em alguns lugares o Boitatá não é uma cobra gigante, mas sim um touro enorme com um olho enorme e brilhante no meio da testa.

O fogo que ele cria é azul amarelado, uma cor comum para criaturas misticas como kitsunes, ou então para combustão causada por gases (Tipo gases de pântano)


Hábitos
Em grande parte do tempo ela permanece adormecida no fundo dos rios e lagos, mas de vez em quando ela sai da água e ataca pessoas que estão incendiando a floresta. Aquele que encontrar com o Boitatá, alem de correr o risco de ser queimado vivo, pode acabar ficando permanentemente cego ou enlouquecer.

Ela também por se transformar em um tronco de árvore, assim quando um lenhador se aproxima, ela o ataca.

Apesar da imagem de protetor das florestas,há algumas versões em que o boitatá é na verdade um conjunto de almas penadas de pessoas ruins, e que ao correr pelas florestas e campos, ele incendeia tudo

Fraquezas
Não é uma boa ideia correr do Boitatá, a melhor coisa a de fazer é ficar parado quase sem respirar e de olhos fechados (vai que ele resolve devorar os seus olhos)

Fontes:
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_boitata.htm
http://www.escolakids.com/boitata.htm
http://www.infoescola.com/folclore/boitata/
http://www.mundoeducacao.com/folclore/boitata.htm
http://sulamoon.tumblr.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário