20 de agosto de 2015

Feitiços: Alquimistas 2

Continuando o post sobre alquimia, semana passada eu havia falado sobre a pedra filosofal, o elixir da vida e a busca pelo ouro, hoje eu vou continuar falando sobre o terceiro objetivo dos alquimistas, a criação de um Homunculu.

Toda a vez que ouço falar sobre homunculus, eu acabo por lembrar de uma frase no filme Frankenstein, algo que o cientista disse quando o monstro criou vida "Agora eu sei como deus se sente". Um homunculu é uma vida criada do nada, e não qualquer vida, mas um ser muito parecido com um ser humano que ao mesmo tempo não é humano. Hoje em dia existem experimentos que simulam como a vida se originou na terra, mas é bem diferente da receita de um homunculu de um alquimista.

A receita de Paracelcius consistia em colocar sêmen humano em um pote hermeticamente fechado (sem entrada ou saída de ar), e aquecido em esterco de cavalo durante 40 dias até formar um embrião(Meu... que nojo...). Outro método segundo Johanned Konrad Dippel seria fecundar um ovo de galinha e tampar o buraco com sangue de menstruação (Retiro o que disse... Isso é ainda mais nojento). Dizem que depois de serem criado, homunculus precisam se alimentar de sangue do seu criador, caso o contrario irão morrer

Para encerrar eu falarei dos cinco elementos na alquimia e como eles interagem entre si, lembrando que o metal era um elemento muito importante nos seus trabalhos:

Fogo: (Expansão) Queima a madeira gerando terra, ele inibe o metal ao derrete-lo
Terra: (Distribuição) As cinzas do fogo se tornam parte da terra e a terra gera o metal, ela represa e absorve a água.
Metal:(Interiorização) O metal surge da terra assim como as pedras, das pedras surge a água, o metal corta a madeira
Água: (Concentração) Da água surge a vida e as plantas, gerando madeira, e a água por sua vez inibe o fogo
Madeira: (Movimento) A madeira alimenta o fogo, e suas raízes inibem a terra

Esses cinco elementos tem mais relação com a alquimia oriental, e ciclo das estações

Fontes:
https://projetoalquimia.wordpress.com/2012/04/07/o-poder-dos-simbolos-2/
http://www.taringa.net/post/info/10671700/Paracelso-y-su-teoria-del-Homunculo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário