26 de julho de 2015

Mitologia: Saci Pererê

Foi mal por não ter postado domingo passado, estou viajando e sempre fica difícil de manter as postagens. A lenda de hoje será sobre o Saci Pererê, acho que todo mundo conhece ou já ouviu falar sobre essa lenda, no minimo teve que fazer algum trabalho de escola sobre folclore.

Antigamente ele era retratado como um índio endiabrado, mas com a influencia da mitologia africana essa imagem se tornou um negrinho de cachimbo que perdeu a perna lutando capoeira, e por causa da mitologia europeia ele herdou o gorro vermelho (Acredito que seria o gorro do barrete vermelho, ou de algum outro duende).

Assim como duendes ele é considerado uma criatura muito travessa, o tipo que gosta de atazanar a vida alheia mas sem machucar ninguém, coisas como queimar o feijão, esconder objetos, fazer tranças em cavalos (qual o problemas de fazer tranças em cavalos?)

O saci viaja em redemoinhos de vento, mas pode ser capturado jogando uma peneira no redemoinho, para ele te obedecer você deve retirar o gorro vermelho e prende-lo numa garrafa, ele fará qualquer coisa para recuperar o gorro, já que sem ele, o saci perde os poderes. Apesar de tudo, ele conhece várias ervas medicinais e chás existentes nas florestas, alem de seus segredos, quem entrar na floresta em busca desses segredos deve pedir permissão para ele antes, caso o contrario ele irá pregar algumas peças, como fazer você se perder.

Uma parte menos conhecida da lenda é que o saci nasce de brotos de bambus e vivem lá por sete anos, depois disso eles passam setenta e sete anos perturbando os humanos e quando morrem viram cogumelos venenosos ou orelhas de pau


Comentários da Lovely
Assim como o barrete vermelho, ou outras criaturas sobrenaturais, o gorro guarda os seus poderes, sem ele o saci vai ter de obedecer a pessoa que está com o seu gorro até recuperar, mas diferente do barrete vermelho, o saci é bem mais amigável e não quer machucar ninguém, ele apenas quer se divertir.

Fontes:
http://www.brasilescola.com/folclore/saci-perere.htm
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/saci-perere.htm
https://www.flickr.com/photos/diogo-santos/4540903846

Nenhum comentário:

Postar um comentário