2 de dezembro de 2014

Chás

Uma das coisas que eu aprendi na faculdade é que existe uma pequena diferença entre chá e infusão, bem mais ou menos... O Chá na verdade é uma infusão de uma planta chamada Camellia Sinensis... Depois disso eu não lembro muita coisa pois dormi a aula inteira. Não sei se nos outros países é assim, mas aqui no Brasil virou meio que costume chamar qualquer infusão de chá.

Camellia sinensisUm dos mitos sobre a origem do chá seria que o imperador chinês Shen Nung que acreditava que beber água quente trazia boa saúde. Até que certo dia algumas folhas de um arbusto caíram dentro da água, ele apreciou o sabor da infusão

A partir das folhas de Camellia Sinensis pode-se fazer vários tipos de chá dependendo do modo como são processadas.

O chá verde, ou Sencha, é feito com folhas mais novas, costumava-se torrar as folhas, porém para evitar a oxidação as folhas são cozidas no vapor antes de serem torradas, possui doçura delicada e aroma floral verde, e a melhor colheita é a feita no inicio da primavera.

O kabuse cha, é uma variação do Sencha onde suas folhas são protegidas da luz solar duas semanas antes da colheita, por isso possui um sabor mais suave.

Gyokuro, considerado o mais alto grau de chá verde, feito com os brotos mais frescos processamentos especiais, obtendo um chá de sabor doce suave, fresco, e aroma florido verde. Ele é feito protegendo as plantas da luz direta, vinte dias antes da colheita.

Aqui no Brasil costuma-se encontrar o Bancha, um chá verde de menor qualidade, colhida nas segunda ou terceira safra de verão ou outono, também contem caules e folhas rejeitadas do Sencha, ele possui um sabor mais robusto e apreciado por alguns apesar de tudo.

Kukicha, também conhecido como chá de galho ou caules, geralmente descartados na produção do sencha e do gyokuro.

Hojicha, feito assando o Kukicha ou o bancha, resultando um chá refrescante, torrado e praticamente sem sabor amargo, possui uma cor marrom avermelhada.

Genmaicha, uma mistura de bancha com arroz torrado que dá um leve sabor de nozes ao chá, possui baixo teor de cafeina e costuma ser tomado após o jantar.

Oolong, onde as folhas passam por um processo de oxidação, e depois para interromper o processo de oxidação são submetidas ao calor, seu sabor varia de acordo com o grau de oxidação. O Kocha, também conhecido como chá preto, ou vermelho, passa pelo mesmo processo porém com um tempo de oxidação muito maior.

Acho que semana que vem eu vou postar sobre leitura de chá... talvez...Não sei...

Fontes:
http://chavermelho.com.br/derivados-da-camellia-sinensis/
http://aoikuwan.com/2011/11/09/a-magia-do-cha-parte-1-tipos-de-cha/
http://www.thefragrantleaf.com/guide-to-japanese-teas
http://www.japaoemfoco.com/os-chas-mais-consumidos-no-japao/

2 comentários:

  1. Adorei a postagem ! Gosto muito de chá, o de camomila me ajuda muito com a ansiedade. Tentei tomar o chá verde pra ajudar a emagrecer , mas meu espírito de gorducha não deixa. Tenha uma ótima semana ! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, semana que ver eu continuarei o post ;)

      Excluir