23 de novembro de 2014

Mitologia: Tanuki

Durante a festa de aniversario, eu tinha perguntado para o meu primo: Se você fosse uma criatura mitológica, qual seria? Ele me respondeu Tanuki. Eu simplesmente disse q não combinava e desenhei ele como uma kitsune (e desenhei o irmão mais novo dele como um tanuki, sim eu sou uma babaca)


Tanuki,, ou também conhecidos como guaxinins, são uma especie de Yokai formado por espíritos de animai, alegres, travessos e ingênuos, são representados carregando uma garrafa de sakê e uma nota promissória,e assim como a kitsune, os tanukis tem o poder da transformação e costumam usar isso para pregar peças em humanos, como por exemplo transformar folhas de árvore em dinheiro.

Adoram sakê e mulheres, isso é uma das franquezas deles, já que se distraem e acabam levantando o rabo e mostrando que não são humanos. Por algum motivo que eu não faço a menor ideia, eles possuem testículos enormes (dane-se, sátiros tem paus grandes) e usam como rede, capa de chuva e cobertor (me recuso a aceitar isso, até pq deve ser doloroso puxar o seu saco  para usar como cobertor), mas assim como os sátiros, isto é considerado simbolo de fertilidade.

Imagens de tanukis são usadas para trazer sorte e prosperidade, são colocados em lojas onde se vende sakê e outras bebidas alcoólicas, , antigamente sua pele era usada para trabalhar o ouro, por isso dizem q os tanukis possuem kintama, bolas de ouro (meh, realmente não tem como eu aceitar isso de boa).
Tanukibayashi é o som misterioso de flautas que surge do nada em certos lugares e é associado ao animal.

1- O chapéu de bambu protege contra os desastres inesperados.
2- Seus olhos, vivos e grandes, significam a tomada de decisão correta.
3- A expressão, ao mesmo tempo, marota e carinhosa lembra que devemos sempre manter o sorriso no rosto.
4- A garrafinha de saquê garante que o esforço cotidiano trará resultados satisfatórios e o aprimoramento das virtudes.
5- O livro simboliza a confiança e o sucesso financeiro.
6- A barriguinha preponderante simboliza a serenidade e o equilíbrio nas decisões que serão tomadas.
7- O saco de dinheiro simboliza o sucesso financeiro e a sabedoria para usar sem desperdiçar.
8- A cauda grossa com ponta fina expressa a necessidade de concluir com firmeza todas as tarefas iniciadas.


Fontes:
http://chuvadenanquim.com.br/2014/02/04/mitos-em-series-05-tanukis/
http://aoikuwan.com/2011/12/14/criaturas-sobrenaturais-parte-16-tanuki/
http://rkenshinbr.com/2014/04/03/o-tanuki/
http://cariocanojapao.blogspot.com.br/2012/05/tanuki-de-komagane.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário