28 de novembro de 2014

Amuletos: Nós chineses

Dar nós é uma arte, usado para fazer instrumentos e armas, e usado para se contar coisas em uma época em que números não existiam, eles também eram usado para se lembrar de eventos (assim como aquela historia de amarrar uma fitinha no dedo para se lembrar de algo importante)
Um nó chines me lembra de como os destinos das pessoas são trançados e amarrados entre si do começo ao fim.

De acordo com o dicionario enciclopedico Ci Hai, o nó sendo a união de suas cordas, ele simboliza o amor entre duas pessoas. Alem disso a palavra nó em chines possui a mesma pronuncia de felicidade

Nós chineses são usados tanto como amuletos de proteção, como decoração de roupas.Ao unir vários nós, idéias e desejos são formados, razão pela qual são também muito utilizados em amuletos de proteção, boa sorte e prosperidade.

Ao longo do tempo foram surgindo vários tipos de nós que foram se misturando, vou explicar alguns:

Pan Chang, o nó mistico

É considerado um dos oito tesouros de buda, seu padrão representa o ciclo do nascimento, vida e morte, sem fim. Ele também simboliza felicidade infinita e costuma-se amarrar três moedas chinesas nele (sim, aquelas com um furo no meio).




















Sauvastika, o nó da virtude

Ele utiliza a suástica budista, diferente do simbolo do nazismo, o simbolo do nazismo na verdade é a suástica budista invertida, em geral quando se inverte um simbolo, você esta atribuindo um significado contrario ao original, numa forma mais simples de entender é igual a: > < , muitas vezes parece que o significado ruim tem um impacto tão forte que os dois símbolos acabam por serem considerados algo ruim, mas isso é assunto para outro post. a suástica representa o coração de buda (ah, faz sentido, suas artérias e duas veias, como sou inteligente...Sqn), virtude e boa fortuna, utilizado para representar infinidade, todas as coisas.



Boa sorte

Também chamado de nó quadrado, um dos mais comuns, conhecidos e simples, simbolo de boa sorte e usado como um amuleto, e assim como o Pan Chang, amarra-se moedas nele.










Fontes:
http://aoikuwan.com/2012/02/02/os-nos-chineses/
http://www.comocriarbijuterias.com.br/tecnica-de-nos-chineses-para-bijuterias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário