22 de janeiro de 2013

Plantas: Iris

Foi mal o post ter saído meio atrasado, não deveria ter tirado aquela semana de ferias perto do ano novo, meio que atrapalhou a rotina, agora eu to entrando em panico (e isso não é muito legal)
A primeira coisa que eu deveria falar é que existem vários tipos de Iris, de varias cores e formatos, então fica meio difícil fazer um post só para ela.

Cultivo:
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, rico em matéria orgânica e mantido úmido. Por tolerar umidade excessiva no solo, a íris-da-sibéria adapta-se bem a ambientes palustres e pantanosos, como no entorno de lagos e em áreas de várzea. Esta planta é de clima temperado, não tolera o calor intenso, e deve ser conduzida em locais frescos, como em regiões serranas e no sul do país. Multiplica-se facilmente por divisão das touceiras e rizomas.

Magia:
Um símbolo da realeza e da admiração, a íris é uma das flores mais facilmente reconhecidas no mundo, cujas primeiras representações artísticas remontam mais de três mil anos. Indiferenciáveis e simbolicamente, a íris tem desempenhado um papel importante na religião, poesia, medicina e comércio. Devido à sua beleza e fácil cultivo, há milhares de anos, foi um símbolo de conquista, poder e prosperidade como ela se espalhou primeiro através do Mediterrâneo, então através de Europa e Ásia.

Ai ai... sim eu sei o post ficou curto, e eu não escrevi ele com as minhas próprias palavras... preciso correr para ver se eu consigo reorganizar a rotina.

Fontes:
 http://www.jardineiro.net/plantas/flor-de-lis-da-siberia-iris-sibirica.html
http://www.avelonline.com/simbolismo-da-flor-de-iris.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário