7 de dezembro de 2012

Amuletos: Concha


Conchas
Quase todo mundo já deve ter passado um dia na praia colecionando conchas e outros tesouros marinhos. As conchas existem em praticamente todo o mundo por causa disso muito povos atribuem significados e poderes a elas, uma das mais importantes é a Cypraea.

Cypraea
Seu nome pode ter origem da ilha Cyprus, que de acordo com a lenda, seria a ilha onde uma concha madrepérola trouxe a deusa Afrodite do mar no seu nascimento, sendo assim a terra natal da deusa. Isso também deu o nome de concha de Afrodite a Cypraea.
Os egípcios colocavam essa concha no lugar dos olhos da múmia, assim ela poderia ver o mundo dos mortos. Já os chineses colocam nove Cypraeas dentro da boca de um imperador falecido, assim ele poderia pagar as despesas de sua nova vida.
Acredito que por ser uma concha ligada a uma deusa do amor, estaria ligada também a assuntos de fertilidade, por exemplo: Na Itália se acredita que essa concha pode dar fertilidade. Na ilha RyuKyu as mulheres seguram uma concha Cyprae (Cypraea tigris) em cada mão enquanto estão dando a luz, para ter um bom parto.

Turbinella Pyrum
Para os hindus ela é considerada sagrada, as pessoas costumam recitar uma prece enquanto seguram a concha na mão esquerda:
“Na boca desta concha está o Deus da lua
Nesta concha está o chefe Brahamanos,
Este o motivo pelo qual adoramos a Sagrada Concha.
Glória a Ela, bendita por todos os Deuses, nascida no mar,
E carregada por Vishnu em sua mão”

Uma vez eu ouvi falar de uma concha usada como amuleto tibetano, seu som afastava maus espíritos e outras criaturas. Ela fazia parte de lendas indianas onde heróis levantavam conchas gigantes, mas não tenho certeza se é uma Turbinella (poderia ser uma Strombus sendo que essa também é conhecida por espantar espíritos malignos com o seu som).

Outras conchas
Antigamente, os astecas (escrevendo esse post, eu percebi que não sei pronunciar astecas) pintavam conchas e ofereciam aos deuses como adorno.
(Eu estou fazendo poeira de concha para tentar fazer uma poção lagrima de sereia)



Fontes:
http://www.conchasbrasil.org.br/materias/con_histor.asp
http://www.lyndha.com/talismas/tibetanos.htm
http://www.gastropods.com/5/Shell_45.shtml
http://conchasbelas.blogspot.com.br/2012_04_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário