11 de setembro de 2012

Plantas: Orégano

Origanum vulgare, parente da Manjerona, supostamente seu nome significaria, erva picante, ou alguns dizem que significava para os gregos, alegria da montanha. Ela também é chamada de Manjerona selvagem.


Cultivo:
Gosta de solos bem adubados, sem ervas daninhas e sol, com espaçamento de 20 a 30 centímetros. Rega com moderação, ele não gosta de muita água e deve ser protegido de ventos fortes. A colheira deve ser realizada antes da floração,

Na medicina:
É um estimulante para o estomago, usado para perda de apetite, dificuldades na digestão, e gases. Antiespasmódico, expectorante (ajuda na eliminação do catarro, eca!), antisséptico, diurético e sudorifico (resumindo ele ajuda a limpar o organismo.)
Também pode ser usado contra insonia e estresse (acho que camomila ajuda mais), seu chá ajuda a passar o enjoo em alto mar.

Na magia:
Dizem que estimula o intelecto e a clarividência. Como eu disse no começo do post o seu nome significaria, alegria da montanha, porque os gregos acreditavam que a planta trazia felicidade.

Na Culinária:
É muito usado em pizzas em geral, é o que dá o sabor de "pizza".. Antigamente era usado pelos gregos para temperar carnes e vinhos.
Melhor eu não ficar falando muito de culinária porque é algo muito amplo, mas ele pode ser usado para massa, molhos, óleos, vinagre, vegetais, e sopas basicamente.
Para intensificar o sabor, aperte as folhas de leve com as mãos.

Fontes:
http://www.fazfacil.com.br/jardim/erva_oregano.html
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/oregano/oregano.php
http://www.frutasnobrasil.com/oregano.html
http://www.outramedicina.com/6/quais-sao-as-propriedades-curativas-do-oregano
http://prazeresdamesa.uol.com.br/exibirMateria/1881/toda-a-magia-das-ervas
http://www.jardimdeflores.com.br/ERVAS/ervas1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário