5 de junho de 2012

Plantas: Dente de leão

O dente de leão possui vários outros nomes, como Taráxaco, amor de homem, amargosa, alface de cão e salada de toupeira, no nordeste ele também é conhecida por esperança.
Ele é um indicador de solo fértil, e nos Estados Unidos eles eram colhidos pelos colonizadores para se produzir o licor de dente de leão, isso fez com que os indígenas apelidassem a planta de pegadas de homem branco, já que por onde os colonizadores passavam, essa flor crescia.
O nome Taráxacos vem do greco, taraxos, significa doença e akos, remédio. Ela é uma planta medicinal, pode ser usada como diurético, purificador de sangue, laxante (tenho quase certeza que sementes de girassol também tem esse efeito), e estimular o apetite. É usado para tratar problemas de figado já que estimula a produção de de bile. A raiz é usada contra o reumatismo. E ao tomar três xícaras de chá por dia ajuda a emagrecer, compressas do chá são usadas para combater as espinhas.
A lenda conta que ela se formou de uma poeira que caiu do sol, por que a flor se abre de dia, e fecha a tarde, o que me faz acreditar que ela seja uma planta regida pelo sol.
Hoje em dia as folhas podem ser usadas em saladas, das flores e as folhas se faz um vinho e das raízes uma bebida que lembra café,que quando tomado, dá a pessoa alguns poderes psíquicos.
Acho que por ser uma planta que se espalha fácil, ela ganhou a imagem de praga e erva daninha, já faz bastante tempo que eu não vejo um dente de leão crescendo na calçada.
Quando encontrar um dente de leão, assopre e faça um pedido, para alguns pode parecer uma magia inútil, mas para mim não, mesmo que seu desejo não se realize, as sementes irão se espalhar pelos ventos e dar origem a novas flores, uma planta tão especial assim não deveria ser ignorada.
Dizem também que para ter ventos favoráveis uma muda de dente de leão deve ser plantada no norte do jardim. E assoprar um dente de leão não serve só para fazer pedidos, serve também para mandar mensagens, assopre as sementes e visualize a mensagem para o seu amor.

Fontes (alem da Wikipedia):
http://fitosaude.blogspot.com.br/2010/10/dente-de-leao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário